quinta-feira, 15 de março de 2007

Derrota merecida

Por Daniel Brito

Para sorte do Treze, o Corinthians fez 2 x 0, na noite de quarta-feira, no Amigão e eliminou o jogo da volta, em São Paulo. Com o futebol apresentado em Campina Grande, o Galo corria o sério risco de ser humilhado no Pacaembu.

Antes que os trezeanos armagurados culpem a imprensa ou até a mim mesmo pela eliminação na Copa do Brasil, é preciso colocar alguns pontos importantes aqui:

1 - O Corinthians teve a oportunidade de fazer 3 x 0 logo no primeiro tempo. William, Roger e magrão tiveram oportunidades nítidas de balançar as redes;
2 - Isso se deve à marcação falha dos volantes do Treze principalmente na entrada de sua grande área. Tanto que o Corinthians não precisou acionar os laterais muitas vezes para oferecer perigo ao time da casa;
3 - O goleiro Marcelo, do Corinthians, se esticou apenas uma vez para defender uma chute perigoso do Treze no primeiro tempo. Sem contar que muitas faltas marcadas contra os visitantes foram duvidosas.
4 - O Treze pode até ter dominado a posse de bola na etapa final, mas isso não representa nada no futebol. O que conta é bola na rede. E o camisa 1 do Galo falhou ao não segurar uma jogada aérea dentro da sua pequena área. É regra básica do futebol: bola na pequena aérea tem que ser do goleiro. Ontem, no segundo tempo, foi de Marcelo Mattos;
5 - Não é vergonha assumir que o Treze é infinitamente menor que o Corinthians. Ser humilhado em rede nacional querendo aparecer dizendo que o Corinthians é fraco, foi um dos fatores que fizeram o Treze não visitar o Pacaembu daqui uma semana. Arnaldo Lira percebeu que enquanto seu time se esforçava para colocar 100% de suas condiçôes em campo, o Corinthians jogou 70% e resolveu.

Cabe á diretoria do time montar um time capaz de fazer uma boa campanha na Série C deste ano. Se é que o Treze vai conseguir chegar lá...

9 comentários:

Anônimo disse...

Daniel, concordo com boa parte da sua argumentação, principalmente com os tópicos de 1 a 4 destacados em seu texto.

Porém, não acredito nessa idéia de que "para sorte do Treze" foi melhor ter sido eliminado da Copa do Brasil, dentro de casa, sem direito a partida de volta em São Paulo.

Primeiro, porque a equipe paulista abocanhou uma boa parte da renda do jogo de ontem, causando prejuízos a equipe galista.

Depois, todos sabemos que futebol é momento e que, hoje em dia, acabou aquela história de ganhar somente com os pesos da camisa e da tradição. Para citar alguns exemplos, temos, nesta mesma competição, surpresas recentes como o Santo André e o Paulista, campeões da CB em cima de Flamengo e Fluminense, respectivamente. E o que dizer da campanha do próprio Treze há dois anos, ficando na quinta colocação ?

No caso de Treze e Corinthians, confesso que não vejo tanta diferença assim de um pro outro. Aliás, no comentário que fiz ontem, neste mesmo Blog, havia dito que seria o jogo do DEFUNTO contra a ALMA PENADA.

E realmente foi!

No caso do "defunto", o Galo, o resultado adverso comprova que este foi enterrado a sete palmos sob o chão, restando apenas a esperança de ressurgir como uma "Fênix" - aquela ave mitológica que ressurgiu das cinzas - caso conquiste o segundo turno do Campeonato Paraibano.

Já a "Alma Penada", o Timão, este continua vagando por aí, um tanto sem rumo, tentando encontrar o futebol próximo de suas tradições, em meio a divergências internas e externas e que, certamente, não colaboram para as eventuais conquistas da equipe.

E, finalizando, não sou trezeano...

Anônimo disse...

a DIRETORIA DO TREZE,PENSA QUE SEU TIME E O REAL MADRID OU O ARSENAL...TEM ATITUDES PRINCIPALMENTE DE NAO GOSTAR DE CRITICAS QUANDO METEM OS PES PELAS MAOS...VIVEM FAZENDO NEGOCIATAS COMO O MARCIO ALEMAO ,QUE E UM PESSIMO CARATER E UM MAU JOGADOR,E QUE QUANDO NAO TEM ONDE JOGAR,RETORNA AO TREZE POIS SEU PASSE PERTENCE A UM DOS DIRETORES AMADORES QUE POR LA ESTAO E ENTRARAM LA PARA ESQUENTAR DINHEIRO E SE POSSIVEL TIRAR ALGUM....MESMO CASO DO BETO...E POR AI VAI...ESSA HISTORIA QUE SAO ABNEGADOS TREZEANOS E CONVERSA FIADA...ALEM DISSO O RAIO DE 2005 NAO VAI CAIR NO MESMO LUGAR DUAS VEZES...SE PENSAM QUE O TREZE VAI FAZER OUTRA CAMPANHA IGUAL A DAQUELE ANO..ESQUEÇAM..NUNCA MAIS...E POR FAVOR TENHAM HUMILDADE..O TREZE E O TREZE..ORGULHO DA PARAIBA...MAS TEM QUE SE COLOCAR NO SEU LUGAR E PARAR DE CULPAR A IMPRENSA POR SEUS MAUS RESULTADOS E PELO AMADORISMO E PENSAMENTO ERRONEO DE SUA DIRETORIA EM QUERER DISPUTAR A LIBERTADORES E O MUNDIAL DE CLUBES NUM PENSAMENTO ESQUIZOFRENICO E MEGALOMANIACO IMPOSSIVEL...ALEM DO MAIS....NEM SE CLASSIFICARAM PARA AS FINAIS DE UMA BABA DE CAMPEONATO PARAIBANO..COM CLUBES DE DECIMA CATEGORIA E COM PEDRO RIBEIRO LIMA DA PERILIMA SAINDO COMO A MAIOR ATRAÇAO DO CAMPEONATO NO SITE DA FIFA....SINCERAMENTE...PERDER PARA O PEDRO..VAO GANHAR DE QUEM....

Anônimo disse...

O blog parece cheio de raposeiros orientados pelo estresse e pela amargura. O Daniel, aliás, não esconde as suas frustrações com relação a seu time (que deve ser, certamente, o Campinense), ou, ainda pior, parece ter escrito o artigo sob a influência da revolta de ter visto o Treze (se é que ele é torcedor do Galo; acho difícil) jogar "tão mal" como ele julga. Se o Treze tivesse ganho o jogo... Ah, os comentários seriam bem diferentes, nesse mundo em que o futebol virou, definitivamente, esporte "de resultados". Vamos com calma e mais bom senso: o futebol é, acima de tudo, um grande barato. Tomara que o meu Galo seja campeão do 2.° turno para que nós (vocês, inclusive, jornalistas campinenses) tenhamos essa grande diversão no segundo semestre. No mais, desejar ser grande e entrar para a primeira classe do futebol brasileiro (passando pela segunda, é claro), longe de ser um pensamento "megalomaníaco e esquizofrênico", é um objetivo que deveria pautar todas as ações objetivas dos diretores do futebol de nossa terra. Os do Treze, pelo menos, estão se esforçando para levar a cabo esse nobre intento. Saudações trezeanas. E vamos ao tri!!!

DB disse...

Anonymous, para começo de conversa, porque você se esconde.
Coloque seu nome no ar para eu nao ter a impressao de que estou conversando com um falsario.
Caso contrario, este será o úlçtimo comentario que farei sobre sua opiniao.
Eu nao sou torcedor do campinense. Quer uma prova:
entra lá no site do treze (conhece?) e procure por uma foto de um torcedor com a camisa do treze no Stade de France, palco da final da copa do mundo de 1998. Um cara de casaco azul segurando a camisa do treze sou eu. Será que eu torcço para o campinense mesmo?
A maioria da torcida do treze, inclusive voce, parece marido traido que reatou o casamento com a esposa. Fica sempre desconfiado se ela ta com outro. Ou seja, pensa que todos os jornalistas trabalham sistematicamente contra o treze.
Por causa disso, vejam os olhos para os proprios erros. Como montar um time de capacidade técnica duvidosa, como o desta temporada.
O exaltado que escreveu tudo em maiusculo aqui está certo quando fala em megalomaniaco e esquizofrenico. O treze poderia ser grande, mas esbarra ha decadas em pedras pequenas e sonho com coisas totalmente fora de seu alcance.
Porque nao pensar melhor na Série C e nao se preocupar com a renda da proxima copa do brasil. Com o futebol que apresentou no Amigao, o Treze levaria uma surra em Sao Paulo.
Franz, o Treze nao merece ser comparado a Santo Andre e Paulista, pq elas sao equipes muito mais estruturadas, organizadas e planejadas que o treze. Esses times de SP estao acostumados a enfrentar grandes equipes, tem renovacao efetiva e valiosa de jogadores e principalmente diretores, que fazem o time se fortalecer como insituição. E nao ficar no rodizio falsificado como a gente conhece.
O bom torcedor é aquele que sabe criticar nos momentos certos, como este, e nao adular.
Alias, ainda bem que o corinthians é um time fraco, segundo Arnaldo Lira, pq se fosse forte, poderia meter de 13 no Treze.
O que eu defendo é um planejamento seguro e sustentavel para 10, 20 anos. Aí sim, poderemos ter orgulho do treze e do futebol de campina grande. E nao depender de campanhas relampagos como a de 2005 ou 1999.
E da proxima vez, anonimo desconfiado, se identifique!
É (só) isto...

Anônimo disse...

NAO SOU ANONIMO DESCONFIADO,APENAS EXPRIMO UMA OPINIAO REAL,TALVEZ VC ME GARANTA QUE O FRANZ QUE EMITIU UMA OPINIAO,TENHA REALMENTE ESSE NOME..OU VC QUE SE IDENTIFICA COMO db em minusculo,seja uma pessoa identificavel.NAO ESTOU EXALTADO,E QUE APOS UM DIA DE TRABALHO,NAO CONSEGUI DESTAR MEU CAPS LOCK,DE MEU NOTEBOOK,E DESCULPEM ME ELE ESTA DESCONFIGURADO,POR ISSO QUE MEGALOMANIACO E ESQUIZOFRENICO SAIRAM DESACENTUADOS.MAS VOLTANDO AO COMENTARIO..NA REALIDADE POR COINCIDENCIA,NAO SOU RAPOZEIRO,E SIM TREZEANO,MAS FRIO E CONSCIENTE DO QUE ACONTECE NO TREZE HOJE,E ATE AGORA,NAO VI NINGUEM EMITIR OPINIAO SOBRE O MEU COMENTARIO ANTERIOR,EM QUE APAREÇO COMO ANONIMO.ENTAO,LUIZ AUGUSTO,ZE HILTON,CHAVES E CIA LTD,ESTAO NO TREZE POR SEREM TREZEANOS MESMO OU POR OUTROS INTERESSES....NINGUEM RESPONDEU MINHA PERGUNTA E NEM EMITIU COMENTARIOS....AFINAL,E SE O TREZE DA PREJUIZO,O QUE ELES QUE TEM SEUS AFAZERES AINDA FAZEM LA...M I S T E R I O S.....ATE O DEPUTADO ARTUR CUNHA LIMA SE HABILITOU A SER PRESIDENTE,MAS QUANDO VIU QUE TINHA QUE BOTAR ALGUM,E NAO CONSEGUIR GANHAR NADA,NEM DINHEIRO E NEM TITULOS,ALEM DE DAR UM TITULO AO CAMPINENSE,EM 2004,TIROU POR DENTRO,E FOI VOLTAR AOS SEUS AFAZERES POLITICOS...NINGUEM ME EXPLICA COMO A MEGALOMANIACA PRETENSAO DESSAS PESSOAS NAO SE ACABE,E SE ELES MESMO COMETENDO ERROS,E DE UMA FORMA SOBERBA, ESTAREM NO TREZE PARA SE LOCUPLETAR,E SE O TREZE DA PREJUIZO,POR QUE NAO SAEM..E AINDA CONTINUAM LA....MAIS UMA VEZ ...
M I S T E R I O S...O TREZE E GRANDE E SEMPRE FUNCIONOU COM DIFICULDADES,E MUITA FACILIDADE QUE SE APRESENTA,MAS NO PAPEL,NA PRATICA,A TRES ANOS QUE EU ESPERO A VAGA NA SERIE B....E NADA....LUIZ AUGUSTO..ZE HILTON..FAMILIA CHAVES...JEAN CARLO..{responsavel direto pela nao subida do Galo em 2005,ao denunciar o Nacional de Patos e entregar ao America em troca ,segundo comentam de 10 mil reais)SE AFASTEM DO TREZE...NAO DA MAIS,ESSA LAVAGEM DE DINHEIRO,E ESSA FRUSTRADA TENTATIVA DE GANHAR ALGUM, SO ESTA MINANDO O GALO...E POR FAVOR...HIPOCRISIA NAO ..VCS QUE ESCREVEM NESSE BLOG..NAO USEM HIPOCRISIA E VAMOS ACEITAR A REALIDADE....OU ENTAO TEREMOS MAIS UM ANO COM OUTRO ENTERRO FEITO PELOS RAPOZEIROS....

Anônimo disse...

Totalmente a favor do comentario do sr Cesar,que falou tudo o que realmente acontece hoje no futebol de Campina.Eu fico sem entender,pq Luiz Augusto,com tanto dinheiro, entrou no futebol,e o Seu Batatinha,tb.Acho que pq eles dois devam ser bons samaritanos e sadomasoquistas que sofrem,mas dizem que nada sentem,gastam do seu bolso por esporte.Papai Noel,eu acredito em vc, e no Luiz Augusto e Seu Batatinha,que investem no Galo,por serem,(rs,rs,rs,)trezeanos,como os Chaves que a anos e de uma forma mumificada,enterraram os seus sarcofagos,no Galo,e fincaram estacas para sobreviver,sob a capa de (rs,rs,rs)trezeanos.Foi muito feliz,Sr Cesar,lavagem de dinheiro,sim,e locupletam_se sim.Desculpem,sou trezeano mas com uma outra capacidade de observar as coisas.

Anônimo disse...

Pronto, Léo, acho que agora está começando uma nova fase deste Blog.

Percebe-se que os comentários dos participantes são bem abalizados e com boas argumentações.

As divergências de opiniões contribuem para que o leitor possa avaliar cada uma delas e também fazer o seu julgamento. Afinal, o espaço é democrático e o tom respeitoso dos comentários deve prevalecer acima de qualquer discordância.

Voltando ao tema do "post", e discordando do meu colega "DB", creio que nos últimos anos o Treze vem se estruturando de maneira que não deixa nada a dever para Santo André ou Paulista, ex-campeões recentes da Copa do Brasil.

Estádio próprio e salários dos profissionais em dia já são um bom começo. E o que dizer de sua torcida ? É verdade, tem muitos daqueles chamados "pé-de-rádio", mas, mesmo assim, é muito superior as dos Santo André e Paulista.

Não podemos esquecer também que, em 2005, o Treze perdeu nos pênaltis para o Fluminense que foi o finalista da competição, perdendo para o Paulista.

É só isso que gostaria de complementar.

Saudações a todos.

Léo Alves disse...

Com certeza Franz. O blog é um espaço democrático para que os torcedores possam emitir suas opiniões. A divergência é salutar, desde que seja feita com respeito. Já disse em outra oportunidade que comentários com ofensas serão excluídos, mas como relatou o Franz os comentários são bem fundamentados e que acima de tudo têm o próposito de levar o futebol de Campina Grande, no caso dos trezeanos, o Treze, a um lugar de destaque.
Ressalto mais uma vez que aqui no blog os posts só serão publicados quando tivermos a confirmação das fontes. Como já disse nosso compromisso é com a verdade e a imparcalidade. Imparcialidade tão cobrada pelos torcedores. Porém, muitos pedem a imparcialidade e a verdade e quando alguém age dessa forma é mal interpretado. Os torcedores têm que estar preparados para ler as verdades que acontecem nos nossos bastidores. E não interpretar como bem disse o DB como "o marido traído que reatou com a esposa". Ser imparcial, falar a verdade incomoda aos que estão acostumados a ouvir só elogios. Na hora de elogiar, o faremos. Na hora de criticar, apontar erros, da mesma forma. E obrigado a todos pela participação. Estamos ainda no início, com algumas dificuldades, mas nossa meta é tornar esse blog melhor a cada dia para aqueles que acreditam (e tem discernimento para entender isso) que o nosso futebol pode chegar a um lugar melhor, mas para isso precisa de alguns ajustes. Abs a todos.

Anônimo disse...

Daniel, chamo-me Marcus e não tive a intenção de agredir você. Estava apenas tentando dar um tom lúdico ao meu comentário, e aproveitei para fazer uma brincadeira que, pelo que vejo, não agradou nem um pouquinho. Por isso, peço desculpas. Mas, já que você se confessou trezeano, reafirmo o que disse acerca da segunda possibilidade: você parece (olha só o “parece” aí; ou seja, é o que a minha percepção julgou, entende? E não necessariamente o que aconteceu) ter escrito o artigo sob a influência da revolta de ter visto o Treze jogar "tão mal" como você julgou. Concordo com quase todas as críticas que você fez sobre o time no jogo, não deixando de observar alguns equívocos (devo ressaltar, por exemplo, que o Treze não apenas teve a posse de bola na maior parte do segundo tempo; no primeiro, também; e penso que Marcos, Rabicó, Alisson, Cristiano e Paulinho Macaíba - substituído injustamente - jogaram muito bem). Mas, sinceramente, penso que você, exagerando, aproveitou o ensejo para descarregar as impressões que vinham se acumulando desde a primeira fase do Campeonato Paraibano. Eu confesso que, diante de todas as circunstâncias, não esperava que o Treze apresentasse um desempenho brilhante diante do Corinthians. A mim, já me foi bastante o fato de o time ter apresentado uma formação mais ou menos organizada diante do adversário (ressalvadas as incompreensíveis improvisações que o Arnaldo Lira insiste em realizar, como um zagueiro jogando de volante, um meio-campista de lateral etc.). E, embora pense que o Treze não passaria mesmo, não acredito que seria goleado em São Paulo. Mas isso tudo é profecia de torcedor, que se aplica tanto a mim quanto a você. Julgo que fui injustiçado ao ser comparado à “maioria da torcida do treze”, que, segundo você disse, “parece marido traido que reatou o casamento com a esposa”. Não acho que A MAIORIA da torcida seja assim. E lhe asseguro: não sou dessa estirpe que não consegue enxergar o que há de mal com o time. Agora, devo confessar: realmente não penso que há um “trabalho sistemático” da Imprensa contra o Treze. De jeito nenhum. E conheço alguns profissionais do meio e suas preferências futebolísticas, aplaudindo, sempre, aqueles que torcem pelo futebol de Campina apesar dessas subjetividades. Mas que há um estranho comportamento diante de alguns detalhes, ah, isso há. E vou dar um exemplo (apenas um, entre muitos enumeráveis). Concordo inteiramente com o que você falou acerca de uma falha grosseira que, ao que parece, todo mundo já percebeu, menos a direção técnica do time: os volantes. Estamos sempre desperdiçando uma ou duas substituições ao longo da partida porque Marquinhos Mossoró e seu companheiro na frente da zaga (que eu confesso desconhecer, dadas as constantes improvisações) não têm jogado bem. Prefiro a dupla Rabicó e outro que vem por aí, menos o Marquinhos e o Emerson improvisado. E digo que o time começa jogando bem por esse setor. Mas, não sendo assim, a bola não chega (ou chega sem qualidade) no meio avançado. E o que acontece? Não chegam bolas no ataque. Prova disso é que os atacantes, como aconteceu com o Cristiano, ficam o jogo inteiro saindo da natural posição para buscar a bola no meio de campo. Pra mim, isso é um fato. Mas aí vem a Imprensa criticar Rincon! O coro era unânime: “o atacante não reeditou a sua performance de 2002” (e queriam que fosse do mesmo jeito?!). Apesar de reconhecer que o atacante não está bem, o homem não tem a oportunidade de pegar na bola com chance de gol, e todo mundo acha que ele é o culpado pela deficiência de ataque do Treze?! Não vi ainda jornalistas criticando os volantes do Treze. Mas virou moda todo mundo “meter o sarrafo” em Rincon. Ora, ora, só posso pensar que há uma vontade deliberada dos comentaristas de plantão de distorcer alguns fatos. Não aceito que jornalistas experientes, com muito chão rodado na seara do futebol, possam estar tão enganados. Reafirmo que “desconfio” (apenas desconfio) de que há uma intenção deliberada de criticar pelo simples prazer do ato. Por ora, era isso. Desculpem, sinceramente, pelo que lhes tocou. Não tive o interesse de ferir ninguém. Um grande abraço e parabéns pelo esforço criativo.