segunda-feira, 28 de abril de 2008

Repercussão

Semana passada o frango do goleiro Pantera do Campinense foi exibido em nível nacional pelo Globo Esporte.

E logo no outro dia alguns raposeiros comentaram que a emissora local da Globo só enviava coisas negativas do nosso futebol.

Nas rádios os colegas "meteram o pau" e criticaram o fato das imagens ter sido enviadas. Mais uma vez surgiu a afirmação de que os profissionais da emissora só mandavam coisas negativas da Paraíba.

E que nunca foi mostrado o público de Galo e Raposa, tampouco os gols.

É interessante como esses colegas esqueceram rapidamente que no primeiro turno a vitória de 2 a 0 do Campinense contra o Treze foi destaque na mídia nacional através do Bom Dia Brasil e Globo Esporte.

No Globo Esporte, a matéria do Campinense com entrevista de Fábio Júnior e tudo foi a que encerrou o programa.

E o texto do repórter Marcelo Courrege dizia que no Clássico dos Maiorais, na Paraíba, estádio "Amigão" lotado com mais de 30 mil pessoas. Não necessariamente nessa ordem.

Será que as coisas positivas nunca foram enviadas? Ou é a memória dos colegas que é curta demais? Ou seria apenas a vontade de insinuar que existe um trabalho contra o futebol paraibano?

Na época essas pessoas que fuzeram críticas na semana passada sequer repercutiram de o fato futebol paraibano ter sido destaque positivamente na mídia nacional.

Os comentários logo depois da exibição foram dos trezeanos que insinuaram que a matéria só saiu porque foi o Campinense.

Moral da história: jornalista não agrada a ninguém.

E para lembrar Thiago da Queimadense também foi destaque nacional na matéria dos artilheiros pelo Brasil.

Outro fato positivo.

Agora o que não podia acontecer era omitir um frango histórico daqueles como sugeriram alguns colegas.

O pior é que vez por outra aparece um goleiro sofrendo um frango pelo mundo. E todo mundo acha engraçado.

Dizer que o frango de Pantera denigre a imagem do futebol paraibano é pensar pequeno.

O problema foi a irresponsabilidade do goleiro de brincar numa decisão.

Por sorte o Campinense venceu fácil.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Léo, entendo e respeito a sua posição em defesa aos colegas de trabalho, mas discordo em partes de sua tese.

Reconheço o trabalho da imprensa paraibana ao fazer matérias sobre Treze vs. Campinense. Mas, o que deixa nós paraibanos angustiados, é que nem sempre o maior clássico do interior do Brasil é mostrado. Entretanto, todas as nossas "mancadas", são enviadas à mídia nacional.

Foi assim com a violência nos estádios, ano passado, no jogo Auto Esporte x Campinense; foi assim com a "desenteria" dos atletas da Guarabira; e será sempre assim, até que nossa imprensa priorize não degrinir nosso futebol, e deixe de lado as comissões por matérias enviadas à mídia nacional.

Anônimo disse...

Léo ,me desculpe adoro seu blog,mas para cada matéria levando o futebol para cima sempre tem 5 ou 6 jogando para baixo.Vc quer caso mais ridículo do que a matéria com o Pedro das Sordas? SE eu fosse um repórter esportivo da Paraíba nunca colocaria essa reportagem ridicula a nível nacional.Como é que trabalho num determinado setor ou area( no caso jornalismo Esportivo)onde aparece um jogador de 59 anos com 100 kg jogando futebol profissional? Então se eu coloco uma aberração dessa,no caso uma matéria do Pedro,no ar,dou a mão a palmatória, e massifico que, onde eu trabalho,ou no futebol onde eu trabalho,tem ridicularidades.No caso então,sou profissional ,numa área rídicula,chinfrim,beirando a chacota.Não seria o caso de o povo do Sudeste do país,achar,que quem faz a matéria,ou os profissionais da área de onde saiu a reportagem(JORNALISMO ESPORTIVO PARAIBANO), também tem o mesmo nível do que se mostra na matéria? Desculpe mas, não quero ofender ninguém,mas é meu ponto de vista.