terça-feira, 1 de abril de 2008

Em todo lugar tem um paraibano. Confira a matéria publicada pelo UOL Esportes:

Paraibano é dono de melhor restaurante de Pequim

Todo brasileiro se sente um analfabeto diante dos ideogramas que inundam as ruas de Pequim. Mas o cozinheiro Paraíba tirou a dificuldade de letra, afinal, já estava habituado a essa situação no Brasil. Sem ter freqüentado escola, ele reconhecia tanto o alfabeto latino quanto os caracteres asiáticos.

Hoje, ele comanda o restaurante que venceu nos últimos três anos o prêmio de o melhor da capital chinesa. Para se comunicar com funcionários e clientes, fala um dialeto que mescla inglês, português e chinês, com poucos verbos e frases. “Clean plantas, xiêxiê” é a ordem educada para limpar a pouca vegetação que decora o salão. “Aqui a poluição pára nas folhas. Fica feio os fregueses, tudo gente rica, saindo com a roupa suja”, justifica a orientação Paraíba.

O local adota o estilo clean, com paredes brancas e teto de vidro. Para quem chega, só três coisas identificam que o restaurante tem origem brasileira: o nome (Alameda), as garrafas no bar (uma caninha Pitu, outra Velho Barreiro) e uma sobremesa no cardápio (Brazilian Milk Pudding, traduzindo, pudim). “Se colocasse uma foto de mulata ou do Cristo Redentor, iria ficar abaianado. O pessoal está cansado de papagaio pendurado”, sentencia o cozinheiro.

Pequim tem mais três restaurantes brasileiros, todos churrascarias com nomes sugestivos (Amazon, Gaúchos e Rio) e garçons chineses vestidos de bombacha e lenço vermelho no pescoço. A qualidade está bem aquém das similares nacionais, mas o que os consumidores locais querem é aproveitar o lema “coma quanto puder”.

Paraíba é mesmo duplamente paraibano. Seja porque nasceu em Cajazeiras (PB). Seja porque, quando migrou, foi parar no Vale do Paraíba (SP). Chegou aos 17 anos a São José dos Campos, morou três dias embaixo de um viaduto até conseguir emprego em uma quitanda, que era fornecedora do melhor restaurante da cidade. Abriu uma vaga e lá foi ele ser auxiliar de cozinha, depois cozinheiro e depois chef.

Nenhum comentário: