segunda-feira, 28 de abril de 2008

Complexo

Muitas coisas que acontecem no nosso futebol são criadas por muita gente que faz parte da imprensa.

Uma delas é alimentar esse complexo de perseguição que afirmam existir por parte das grandes emissoras.

Isso porque não exibe as segundas-feiras os gols da rodada do Estadual.

A Paraíba não é única. Os campeonatos Potiguar, Cearense, Sergipano, Candango, Amazonense, Acreano, Tocantinense, Matogrossense, Capixaba também não ganham destaque todas as semanas.

E olha que em muitos desses estados existem clubes pelo menos na Série B.

Lógico que todos queremos ver a Paraíba sendo destaque nacional.

Mas certos jornalistas esportivos não podem alimentar esse complexo de perseguição.

E ainda por cima jogar a torcida contra os profissionais que trabalham nas afiliadas das grandes redes.

O pior é que alguns colegas insinuam - sem conhecimento de causa - que esses profissionais só escolhem o que há negativo do futebol para mandar para a rede.

São comentários maldosos e irresponsáveis. Além de ser falta de ética.

E por mais críticas que façam, são esses profissionais (através das afiliadas) que conseguem fazer com que o futebol paraibano seja visto no resto do Brasil.

5 comentários:

Anônimo disse...

É Leonardo, mas se é para mostrar só coisa ruim é melhor não mandar nada. A Rede Paraíba é a campeã disso.

Léo Alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Léo Alves disse...

É Adriano. Conheço bem você e vice-versa. E você sabe melhor que ninguém que jornalismo não é feito com omissão. Além disso se a rede pede tem que ser feito. O jornaismo não pode ser feito por conveniência. Além disso não é preciso nem mandar, a internet divulga os fatos e o mundo todo sabe. Agora dizer que só se mostra coisa ruim é extremismo. Você como grande trezeano deve ter esquecido que o Galo da Borborema foi destaque várias vezes o GE Nacional na boa campanha da Copa do Brasil. Este ano o Campinense também ganhou destaque, o que gerou insatisfação nos trezeanos. Dessa forma observa-se que ninguém fica satisfeito. E não pense que eu como paraibano gosto dessas coisa ruins, mas ninguém inventa nada. No futebol paraibano temos um jogador com 60 anos com mais de 100kg, que não foi destaque apenas na Globo, mas até no site da Fifa, Revista Época, Jornal de Brasília, Reader's Digest e em muitos outros lugares. Será que é culpa da imprensa o frango histórico de Pantera? Duvido que algum de nós já tenha visto na Paraíba (e até no Brasil) uma cena tão patética. Todos nós falamos a respeito de fatos semelhantes que acontecem no mundo porque vimos na televisão. Já imaginou se todo mundo omitisse os fatos. Lógico que ninguém gosta de ver os fatos negativos. Eu também não. Mas o jornalismo deve mostrar os fatos sejam bons ou ruins. Também não gosto de violência, mas ela é mostrada todos os dias. E é partir disso que se busca mudanças. O grande problema é que muitas vezes não estamos preparados para encarar as coisas ruins que existem no nosso futebol. Só queremos ver as coisas boas. E isso, caro amigo, é a pior cegueira que existe. Achar que só temos coisas boas, que não precisamos mudar em nada, que pelo fato de colocarmos 30 mil pessoas no Amigão não temos problemas. Talvez seja essas repúdia em enxergar o que há de negativo em nós que faz com que ainda estejamos (quando muito) na Série C. Abs

Anônimo disse...

Leo, respeito seu ponto de vista, mas só discordo no fato da grande campanha do Treze em 2005. Não era possível se fechar os olhos para aquela grande escalada. Aquele espaço do Treze, foi conquistado pela brilhante campanha, ou seja, pelo seus próprios méritos.

O fato de a Rede Paraíba ceder imagens que prejudicam nosso Estado é notório, veja a matéria de 1997, quando o Botafogo queria pagar com um boi seus atletas, veja a epopéia de Pedro da Sorda, etc, etc e etc. Ontém por exemplo, em seu programa de Rádio, Roberto Hugo foi brilhante quando relatou este fato. A Rede Paraíba é a melhor TV de nosso Estado, mas eu não entendo o que ele ganha com essas matérias.

No mais, parabéns pelo seu blog, ele é excelente e em 99% de seus comentários, eu concordo plenamente.

Léo Alves disse...

Grande Adriano, obrigado por ser um leitor deste humilde blog. E também pelos elogios. Você sabe que sempre procuramos trazer algo novo que não seja noticiado nos outros locais. E sobre a Paraíba em rede nacional só nos resta torcer que nossos clubes façam boas campanhas, que os goleiros peguem três ou quatro pênaltis para que possamos estar na mídia de forma positiva.
Quem sabe este ano finalmente consigamos chegar a uma Série B e possamos mostrar a força do nosso futebol. E vamos em frente.