quarta-feira, 9 de maio de 2007

Primeiros meses

Estou há pouco mais de três meses com este blog no ar. Foi um espaço que criei para divulgar algumas notícias que chegam até mim.

Nesse tempo pude conhecer mesmo que virtualmente alguns leitores, que criticaram e elogiaram a iniciativa, de certa forma voluntária porque não ganho nenhum dinheiro com o Esportes na Rede.

A experiência tem sido muito satisfatória, apesar de alguns atropelos. Pude interagir através dos comentários dos leitores.

Porém utilizo este meu espaço para fazer um pequeno desabafo.

Quando divulguei as notícias das panelinhas no Campinense e da farra dos jogadores, li em outros sites e nos comentários postados aqui que este blog não "acrescentava nada ao nosso futebol porque só trazia fofocas" e que eu não era jornalista e sim astrólgo "porque fazia previsões".

Hoje passados todos os moídos do Campinense eu pergunto: será que eu fazia apenas previsões e estava baseado só em fofocas?

É uma pergunta destinada aos muitos anônimos que entraram aqui só para criticar e tentar denegrir a minha imagem.

Não sei o porquê que depois da derrocada rubro-negra os anônimos desapareceram. Deveriam ter reconhecido que eu tinha um pouco do razão. Mas acredito que ficaram com vergonha.

O desempenho do segundo turno mostrou que muito do que noticiei era verdade. A entrevista de Suélio Lacerda também só veio confirmar o que o blog já tinha noticiado há mais de um mês.

O importante é que o tempo se encarregou de mostrar quem tinha razão. Foi como no fato de uma coluna que escrevi sobre o Treze, na qual fui agredido verbalmente por alguns torcedores
alvinegros mais apaixonados. Hoje os trezeanos devem concordar com o alerta que fiz no finalzinho do primeiro turno.

Apesar dos ataques vamos continuar trazendo notícias dos bastidores do nosso futebol. Não baseadas em fofocas, mas sim em fontes e com uma checagem antes como manda o bom jornalismo.

E para os menos avisados há uma linha no jornalismo, a interpretativa, que permite ao profissional fazer previsões baseadas na atual conjuntura.

Agradeço também aos leitores M. Macedo, Franz, Luciano Jordan e alguns anônimos que nos incentivam a continuar postando notícias no blog.

O futebol de Campina Grande (infelizmente) está de férias. Mas nem por isso vamos deixar de trazer algumas notícias dos bastidores que movimentam o esporte na nossa cidade.

Abraços a todos e bola pra frente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, Léo.

É mais do que justo o seu desabafo.

Se os tais anônimos tivessem a noção do significado de "furo jornalístico", talvez os comentários postados pelos próprios fossem mais moderados. Certamente, o respeito ao profissional prevaleceria.

Na imprensa, o jornalista que consegue a notícia em primeira mão sai sempre na frente dos demais. O profissional ganha, entre outras coisas, mais notoriedade e a empresa (TV, RÁDIO, JORNAL,etc.) mais credibilidade.

A maioria dos fatos que aconteceram neste campeonato paraibano, principalmente aqueles que contribuíram para a derrocada dos times aqui de Campina Grande, foram antecipados neste blog. Em uma dessas oportunidades, cheguei a duvidar que a notícia postada tivesse cabimento. Mas, para a minha infelicidade e de toda a torcida raposeira, você estava certo.

Sobre o agradecimento que você mencionou, creio que ele é recíproco. Você agradece a participação dos leitores do blog e nós agradecemos pelas informações antecipadas, as chamadas notícias bombas, os furos, etc. A propósito, gostaria de saber os números da MEGA esta semana...

É isso aí, Léo. Mais uma vez, parabéns pelo belo trabalho que vem fazendo a frente deste blog.

Um abraço!

Unknown disse...

Olá Leonardo,
Seu blog continua sendo caminho obrigatório nas minhas navegadas esportivas! Seu desabafo foi importante e providencial, pois além de profissional você é antes de tudo um ser humano. Te horas que precisamos descarregar esse fardos que vão se acumulando no dia-a-dia. Antes de tudo, faz bem para a saúde!!
Já postei em outra oportunidade como deve ser difícil para um profisional de sua competência estar aguentando um monte de besteiras que vez por outra te enviam bem como as atitudes dos inconformados em relação ao que escreves (inclusive sou um dos que já te "encheu o saco").
Admiro sua coragem não vejo muita gente daqui se expondo e colocando as coisas abertamente (e fundamentadas) da forma que você faz.
Abraços e valeu pela lembrança!

Luciano Jordan