quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Apresentação

As diretorias dos clubes fazem segredo e só gostam de anunciar todas as contratações de uma vez na apresentação.

É uma forma de criar suspense para a torcida e esconder o jogo do adversário.

Como especialista em marketing esportivo acredito que essa seja uma estratégia equivocada.

Explico.

Divulgar todos os nomes de uma vez só tira o brilho de muitos atletas. É impossível para os meios de comunicação dar destaque a quatro ou cinco bons jogadores. Escolhe-se no máximo dois como focos.

Além disso se cada contrato assinado fosse divulgado o nome, o clube estaria em destaque na mídia todos os dias.

O ideal seria sempre anunciar um ou dois jogadores de renome acompanhados de outros sem tanto destaque. Isso faria com que a torcida se concentrasse nos grandes nomes e esquecesse os menos cotados.

Não estou aqui para ensinar ninguém a fazer marketing esportivo - mesmo sendo especialista no assunto – pois cada clube tem seu departamento de divulgação.

Se para o clube é mais conveniente trabalhar dessa forma temos que respeitar.

Respeito, mas continuo achando uma estratégia totalmente equivocada.

A apresentação do elenco deve acontecer, mas a maioria dos nomes pode ser divulgada bem antes.

4 comentários:

Anônimo disse...

MAS LÉO..VC QUER O QUE COM GIANCARLO DE GERENTE DE FUTEBOL???? O FUTEBOL COM GIAN E O HOMEM DA BATATINHA DIRIGINDO CLUBES,VC QUER QUE VÁ PRA ONDE?SE HOUVESSE SÉRIE D OU SÉRIE E AÍ PODÍAMOS PENSAR EM MELHORES DIAS..E AGORA A RAPOZA CONTRATA UM SUPERVISOR QUE´LESOU O INSS E ASSINOU CONTRATO QUANDO ERA PRESIDENTE DO SERRANO..COMO JOGADOR AOS 45 ANOS...E DEPOIS SE APOSENTOU...O QUE VC QUER??? VC PODE SER ESPECIALISTA EM MARKETING,E TEM TODA RAZÃO NO SEU ARTIGO...MAS FAZER O QUE? DAÍ PRA FRENTE É SÓ LADEIRA ABAIXO...

Unknown disse...

Seu conceito de Markting Esportivo está equivocado!!!

A imprensa só pensa em si!!!

Ao fazer suspense, os torcedores podem prestigiar o dia da apresentação dos jogadores e assim fazer receita para o Clube, principalmente quando se trata de futebol paraibano.

Por exemplo, a nova diretoria do Campinense não tem dinheiro em caixa, e depois da apresentação poderá arrecadar pelo menos uns R$ 20.000,00 livre de despesas e taxas, para assim, pagar as despesas da pré temporada e ajudar na primeira folha de pagamento.

Ou vc acha que divulgando antecipadamente os torcedores iriam prestigiar o dia da apresentação????

A imprensa só pensa em sí. essá é a problemática do futbol paraibano!!

Outra coisa, não é o seu caso Leo, mas parte da imprensa radiofonica, se limita a ler sites esportivos, essas pessoas dos sites, muitas vezes sem formação acadêmica na área, faz furo de reportagem e as rásdios vivem lendo, quando as coisas dão errado, passam a criticar os sites.

Cadê os reporterer ???? ficam em casa, lendo sites para depois divulgar as noticias????

Uma vergonha!!!!!!!

Léo Alves disse...

Eduardo concordo com você que esse suspense é uma forma dos clubes arrecadarem algum dinheiro para pagar a pré-temporada. Porém quando disse em anunciar contratações não seriam todas, mas algumas. As principais ficariam para o grande dia. Porque já vi esse suspense e expectativa da torcida se transformar em frsutração. Alguém lembra da apresentação do Campinense na qual veio um caminhão de jogadores do Maranhão. Quase nenhum ficou. A apresentação se transformou em piada.
Não acredito que meu conceito de marketing esportivo esteja equivocado. Pois não veja nenhum grande clube (e os nossos clubes são grandes, ou pelo menos estão caminhando pra ser) brasileiro apresentar todos os jogadores de uma vez só. Muito menos cobrar para torcedor entrar no estádio para ver a apresentação de todo um elenco. E as apresentações dos jogadores acontecem para a imprensa. Dessa forma, não é o meu conceito de marketing esportivo está errado, mas sim os clubes que tem problemas financeiros. Sobre o fato de a imprensa ser o problema do futebol paraibano não chega a tanto. O problema é e mentalidade atrasado de muitos dirigentes, que confundem paixão com profissionalismo. Infelizmente ainda estamos muito distante dos dirigentes serem profissionais. Mas a culpa como sempre recai sobre a imprensa. Mas a imprensa não contrata jogador e nem joga. Os erros são da diretoria. Lógico que existem exceções, mas na maioria das vezes a imprensa estimula o futebvol local. E posso garantir que se não fosse a imprensa nosso futebol estaria bem pior, pois se não fosse a cobrança imprensa o Campinense, por exemplo, já teria abandonado o Paraibano há alguns anos. É vsó lembrar que foi a imprensa que pressionou a diretoria para que o clube voltasse em 98. É preciso analisar a situação do nosso futebol de maneira mais ampla e não apenas culpar a imprensa pelos males do nosso futebol. Se a imprensa fosse detonar (logo de cara) algumas contratações ruins que estão sendo feitos pelos nossos clubes o torcedor certamente (com o tempo) ficaria desmotivado.
Um abraço e continue sempre colaborando grande Eduardo.

Léo Alves disse...

Acrescentando:
Eduardo não quero com o comentário anterior excluir a responsabilidade da imprensa. Só não podemos considerá-la a única culpada. Acredito que muitos profissionais (infelizmente para a classe) agem de forma amadora, apaixonada. Se comportam como um torcedor. Tem certas coisas, na minha humilde opinião, que são incoerentes. Já imaginou um repórter discutindo (como um torcedor) com jogadores e técnicos do adversário do time que ele torce? Isso já aconteceu. E pega muito mal pra classe lá fora. Os profissionais de outros estados, que adoram diminuir a Paraíba, chamam a imprensa (aí generalizsa) de provinciana. E como se defender disso se eles (por causa de alguns) têm razão. Como alguém apaixonado por um time vai escrever (ou dizer) alguma coisa contra esse time? A parcialidade atrapalha os times, pois quando se imagina que está tudo bem na verdade os problemas estão escondidos debaixo do tapete. E quando estouram não dá mais tempo consertar. Só me pergunto se o nosso futebol está preparado para a imparcialidade. Pois quando algum profissional fala a verdade contra Treze ou Campinense é tachado de está "trabalhando contra" pelos dirigentes e torcedores. Lembro que quando divulguei aqui nesse blog as brigas (e as farras) que existiam dentro do Campinense vários comentários tentaram denegrir minha imagem. Da mesma forma aconteceu quando falei das confusões que aconteciam no Galo na Série C do ano passado. Teve um torcedor que me chamou de irresponsável. Mas o tempo mostrou que nenhum dos dois clubes chegou a lugar nenhum por causa das brigas. Talvez se em vez de culpar a imprensa (nesse caso eu) a torcida tivesse ido atrás e cobrado dos jogadores a história fosse outra. Mas é como eu disse, a imparcialidade incomoda. E por mais que as pessoas de CG queiram isso não sei se estão preparadas para tal realidade.
Abs mais uma vez.