domingo, 30 de dezembro de 2007

Dentro do prazo

O Treze atendeu o prazo estipulado pela Caixa Econômica Federal e fez a entrega na sexta-feira (28) de todos os documentos exigidos para regularização na TIMEMANIA.

Foram entregues as certidões de renegociação de dívidas com a Receita Federal, INSS e ainda a Procuradoria Geral da União. Esses documentos atestam que o clube está em situação regular com a União, ratificando os parcelamentos feitos pelo clube, não estando inadimplente e, portanto em dia com seus encargos.

A Timemania é a loteria criada pelo Governo Federal e que utilizará nos jogos os símbolos dos participantes do Campeonato Brasileiro nas séries A, B e C. A Caixa Econômica Federal estima que a arrecadação inicial da Timemania seja de R$ 500 milhões por ano.

Dificuldade

Beto só não acertou com o Treze ainda por um motivo: Ele ainda espera fechar com um time da Série A ou B. Tem até algumas propostas, mas não chegaram a um acordo.

O empresário dele está tentando encaixá-lo.

Caso não consiga, Beto vai mesmo defender o Galo.

Até porque tem contrato com o alvinegro.

Porém, mesmo no alvinegro, o que está dificultando é o salário do atacante. Bem acima dos demais jogadores, o que pode causar ciúme no restante do elenco.

A realidade é que Beto só acerta com o Treze se não aparecer outro clube de maior expressão.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Agora é oficial

Está no site do Treze:

O Diretor de Futebol do Treze, Alankardec Cavalcante, anunciou a contratação de mais três jogadores para compor o elenco que vai disputar a temporada de 2008.

São eles: o volante Garrinchinha, o goleiro Carlão e o zagueiro Itamar. As negociações foram concluídas nesta quinta-feira (27). Os atletas foram indicados pelo técnico Fito Neves com quem já havia trabalhado anteriormente.

O volante Garrinchinha acertou sua vinda para o alvinegro na tarde de ontem e o zagueiro Itamar e o goleiro Carlão fecharam à noite.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

No aguardo

A torcida aguarda a chegada do atacante Cléo Paraense.

Ele deve se apresentar na próxima semana.

O jogador está resolvendo as questões referentes ao seu divórcio.

Entre as questões está a guarda da filha.

Silêncio

E ninguém mais falou sobre a vinda do volante Glaydstone um dos primeiros reforços anunciados pelo Treze.

A diretoria garantiu que ele se apresentaria, pois tem contrato assinado com o clube.

Mas até agora não apareceu. E não vai aparecer.

Ele já se apresentou ao Comercial de Ribeirão Preto, que é comandado pelo técnico e amigo Arnaldo Lira.

O Galo perdeu essa queda de braço com o jogador.

Descartado

O Treze descartou a vinda o volante Garrinchinha, que este ano defendeu o Vitória-BA na Série B.

O jogador pediu um adiantamento salarial que não foi aceito pela diretoria.

O jogado interessa também ao Fluminense de Feira de Santana.

A diretoria do Vitória, inclusive, já liberou o atleta para conversar com o tricolor baiano.

Tudo vai depender da proposta financeira.

Será que a proposta do Flu é melhor?

Linha dura

O novo técnico do América de Natal, Carlos Rabelo, mandou um recado aos jogadores contratados com status de estrela.

Ele sugeriu aos jogadores que eles verifiquem no contrato "se existe uma cláusula garantindo a vaga de titular da equipe. "Porque se tiver, venha me mostrar", completou, deixando claro que não dará brechas para estrelismo no elenco.

Revolta

O presidente da FFP, Lula Ferreira, propôs que os clubes piauienses se neguem a disputar a Série C 2008, caso a CBF não volte atrás sobre o corte da ajuda de custo para ao menos um representante do Piauí durante a competição nacional.A ajuda de custo é essencial para que os clubes amenizem as dívidas da competição.

O presidente do River disse que os clubes piauienses devem se unir e fazer pressão para que a CBF volte atrás, mas que o River não abrirá mão em disputar a Série C sobre nenhuma hipótese.

O presidente da Sociedade Esportiva de Picos teve o mesmo posicionamento de Cecílio Soares. Os demais clubes afirmaram que farão boicote caso a CBF mantenha sua posição.

Será que por aqui a presidente da Federação Paraibana, Rosilene Gomes, faria uma proposta dessas aos clubes?

Interessado

O Treze pode perder um jogador antes do início do Paraibano.

O meia Lamar interessa ao Baraúnas de Mossoró.

O gerente de futebol Valney Nunes, em entrevista ao Jornal De Fato, garantiu que existem negociações com o jogador.

Não será surpresa se o meia procurar a diretoria para um acordo amigável.

Prazo da Timemania

Os clubes de futebol interessados em participar da Timemania têm até esta sexta-feira (28) para entregar Caixa Econômica Federal as certidões que comprovem que as entidades estão em situação regular com a União.

As certidões se referem a débitos ou ao protocolo de renegociação de dívidas com a Receita Federal, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

A documentação é necessária para que as entidades esportivas possam ser beneficiadas pela nova loteria, que foi criada para ajudar os clubes a pagar dívidas com a União.

Segundo a Caixa, existem 98 clubes aptos a participar da Timemania. Até 12 de novembro, quando venceu o primeiro prazo para a entrega das certidões, 45 tinham apresentado toda a documentação, mas o banco ainda não fez o levantamento de quantas entidades aderiram loteria desde então.

A Timemania prevê que os clubes de futebol cedam o direito de uso das marcas para o pagamento de dívidas fiscais. Em troca, os times que concordarem em renegociar as pendências com a União vão repartir 22% da arrecadação bruta da nova loteria.

Parado

O Botafogo terá muito trabalho para recuperar a forma física do meia Rogério Miranda (na foto comemorando com Doriva), que já defendeu o Treze em 2002. Na época o jogador foi um dos destaques da equipe no Campeonato do Nordeste.

Rogério não joga profissionalmente desde 2005, quando disputou a quarta divisão do Campeonato Francês pelo F.C Rouen.
Ele chegou ao clube em agosto de 2005, mas teve uma série contusão no joelho e só ficou até dezembro na futebol francês.
Rogério era uma velho sonho de consumo do Bota, que chegou a anunciá-lo no passado, mas problemas de contrato com outro clube o impediram de atuar pelo Bota.

Nova chance

Mesmo sem ainda ter sido anunciado oficialmente, o atacante Beto deve mesmo acertar com o Treze.

O alvinegro é a grande chance do jogador reencontrar seu futebol.

Depois da boa passagem pelo Fluminense, na época de Abel Braga, Beto não conseguiu reeditar as boas atuações que o levaram para as Laranjeiras.

No início do ano, ele teve uma proposta do Botafogo, que não pagaria pelo empréstimo. Mas o empresário de Beto preferiu mandá-lo para o Náutico.

Dos Aflitos foi dispensado por deficiência técnica.

Em seguida acertou com o São Caetano um empréstimo que duraria até o meio do próximo ano, segundo o site da CBF.

Mas pelo jeito as suas atuações não agradaram. O Azulão preferiu rescindir seu contrato.

E Beto está (possivelmente) de volta ao clube onde viveu sua melhor fase.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Já melhorou?

O goleiro Bruno foi dispensado do Treze porque, segundo parte da imprensa, estaria com problemas de saúde.

Só que o goleiro já acertou seu contrato com o Cruzeiro de Itaporanga. Se realmente estivesse com problemas não poderia jogar mais este ano.

Acho que tentaram esconder que Fito Neves não se agradou dele como já havia acontecido com Fabinho e Mancera.

Não entendo o motivo do pessoal não admitir que foi uma contratação errada.

Afinal contratar e dispensar faz parte do futebol.

Toque pessoal

Fito Neves chegou ao Treze em indicar quase nenhum jogador.

Mas como eu já havia alertado aqui no blog, o treinador está dispensando quem não agrada.

E aos poucos trazendo jogadores de sua confiança.

Não será surpresa se até o início do Paraibano ocorram mais dispensas no Galo.

Fito quer dar seu toque pessoal ao elenco. E está mais que certo. É dele que serão cobrados os resultados.

Pra descontrair

Os dois detentos do Serrotão acharam que podiam assistir o jogo beneficente de Marcelinho Paraíba porque haviam feito uma campanha (dois dias sem almoço no presídio) para doar ao Natal sem Fome, apoiado pelo jogador.

Os presos doaram 500 quilos de alimentos.

Como o ingresso era dois quilos de alimentos, os dois acharam que já haviam doado mais que o suficiente.

Os agentes penitenciários também devem ter pensado a mesma coisa (?).

Resultado: confusão no Amigão, os presos e os agentes levados para Central de Polícia, diretor adjunto do presídio exonerado e Marcelinho Paraíba ganha destaque (negativo) na mídia nacional.

sábado, 22 de dezembro de 2007

Negreiros (ex-Campinense)

O atacante Negreiros, do FK Suduva, da Lituânia, foi anunciado como reforço do Rio Branco, que disputa o Campeonato Paranaense. Porém, o jogador, que passou pelo Flamengo em 2004, revelou não vai ficar no Brasil e anunciou que renovará seu compromisso com o clube lituano por mais três temporadas.

A informação de que não poderá contar com o seu principal reforço para o Estadual, inclusive, anunciado no site oficial do clube, pegou o gerente de futebol do Rio Branco de surpresa.

- Eu não estou sabendo de nenhuma negociação. Pelo que sei, ele tem contrato conosco e vai ficar no Brasil. Não queremos emprestá-lo, mas se pagarem a multa de R$ 1,3 milhão, podem levá-lo. Mas volto a dizer: ele não nos disse que vai voltar para lá - garantiu Abílio Bezerra, que afirmou que o jogador tem contrato com o clube.

De acordo com o atacante, o objetivo de permanecer na Europa não é apenas pela questão financeira, mas pela possibilidade de jogar pela seleção... da Lituânia.
- Estou com 27 anos e bem na Lituânia. O presidente do meu clube abriu essa questão na naturalização. Acho que seria uma boa. Sou muito reconhecido por lá e aqui acho que não vou ter chances de ser chamado pelo Dunga - reconheceu.

Negreiros marcou 14 gols nesta temporada, no FK Suduva. Quando atuou pelo Flamengo, ele ficou mais marcado pelo lado folclórico do que pelo futebol. A passagem dele pela Gávea durou pouco mais de cinco meses, com quatro gols em 15 partidas.

Chegada

O atacante Beto acertou seu retorno ao Treze. O jogador e o empresário dele, Luiz Augusto, chegaram a um acordo sobre a questão salarial.

Fica a pergunta: se aparecer uma proposta Beto sai antes do fim do Paraibano?

Acredito que sim. Até porque ele é profissional.

Também estão chegando ao alvinegro os goleiros Carlão e Rodrigo Ramos; do Imperatriz-MA, os zagueiro Itamar, Irechim (RS) e Nem, Imperatriz-MA; e o volante Garrichinha, Vitória-BA.

De saída

O goleiro Bruno, que está com problemas de saúde, foi o primeiro a deixar o Treze. O jogador fez um acordo amigável com a diretoria.

Já o volante Mancera, contratado com status de estrela, e o zagueiro Fabinho foram dispensados. Os dois não vinham agradando nos treinamentos.

Saem por deficiência técnica.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Sem notícia

O volante Glaydstone nem deu notícia ao Treze, mesmo tendo assinado contrato com o clube.

O jogador parece mesmo ter aceitado a proposta do Comercial de Ribeirão Preto.

Na verdade, Glaydstone aceitou mesmo foi o convite do técnico Arnaldo Lira, com quem tem amizade extra-campo.

Treze e Campinense estão empatados no quesito “desistência de jogador”

Empate

O goleiro Azul deu entrevistas dizendo que o Campinense queria extorqui-lo, que o clube não tinha cacife (know-how) para ter um jogador como ele.

Já Glaydstone usou o site de relacionamentos orkut para difamar o Treze.

O volante chegou a postar (respondendo a alguns torcedores alvinegros) na página de recados do orkut que estava cansado de jogar em time caipira e que havia pulado uma fogueira em não vir para o Treze.

Galo e Raposa também empataram neste íten.

Saldo

No jantar beneficente o Campinense conseguiu arrecadar R$ 95 mil.

Desse valor foram retirados R$ 25 mil para pagamento do carro que foi sorteado e as despesas.

Depois de tudo, a Raposa ficou com R$ 70 mil em caixa.

Um bom dinheiro para começar o campeonato.

Desistência

Depois de acertar tudo com o Fortaleza (segundo site do clube), o zagueiro Ben Hur preferiu ficar no ABC.

No dia 13, o site do Fortaleza anunciou a contratação do zagueiro, que segundo a notícia iria receber R$ 20 mil de luvas e R$ 20 mil de salário.

No dia seguinte, o site do ABC garantiu, numa declaração do presidente Judas Tadeu, que o jogador continuaria na Frasqueira.
Na apresentação do Fortaleza Bem Hur não apareceu, dando a entender que vai continuar no ABC.

O jogador já havia aprontado uma dessas com o Campinense, no final de 2005. Ele chegou a receber R$ 5 mil e na apresentação do elenco gravou uma mensagem dizendo que se apresentaria ao clube em breve.

Nem sequer apareceu, preferindo aceitar a proposta do CRB de Alagoas.

Desta vez Bem Hur deu um drible no Fortaleza.

Aos poucos, atitudes como essa, vão fechando as portas do mercado do futebol.

Em tempo: a negociação com o Fortaleza foi toda feita pelo empresário dele, Dário Silva.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Ranking da CBF

A Diretoria de Competições da CBF divulga o Ranking Nacional dos Clubes e Ranking das Federações 2007. O Treze ocupa o número 60 com 269 pontos.

O Botafogo o número 62 com 265 pontos.

São os dois melhores colocados.

Já o Campinense ocupa a 89ª colocação com apenas 123 pontos.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol - CBF - divulgou os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2008, que começa no dia 13 de fevereiro.

Os dois representantes da Paraíba, Nacional de Patos e Sousa, vão enfrentar Vitória-BA e Internacional de Porto Alegre, respectivamente.

O Sousa, que ficou na terceira colocação na classificação geral do Paraibano 2007, estréia primeiro, dia 13 de fevereiro, diante do rubro-negro baiano, que este ano ascendeu à primeira divisão do Brasileiro.

O jogo será às 20h30min, no estádio Marizão, em Sousa. Já o Naça, campeão paraibano larga dia 27, contra o Internacional-RS, no estádio Amigão, em Campina Grande.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Muito barulho...

...por nada. É assim que classifico essa polêmica do goleiro Azul com o Campinense Clube.

Azul não quer jogar na Raposa porque recebeu uma proposta melhor. Embora com contrato assinado mudou de opinião.

O bom senso manda que o clube libere o jogador. Até porque Azul veio devolver o dinheiro que havia recebido.

Aconteceu algo parecido entre Palmeiras e Thiago Neves, do Fluminense. Tudo foi resolvido em pouco tempo.

Como em Campina Grande tudo é motivo para picuinhas a história ainda vai render.

Bola fora

Não entendi o motivo de Azul gravar a conversa com a diretoria do Campinense.

Até parece que estava com segundas intenções. Talvez para denegrir a imagem do clube, que o tinha acolhido de braços abertos, antes mesmo de sua chegada.

Outro ponto que me chamou atenção foi o fato de ele (segundo as notícias divulgadas pelo site futeboldaparaiba) ter dito que o Campinense não tinha condições (credibilidade) de ter um goleiro como ele.

Será ?

Contra-ataque

O Campinense contra-atacou dando entrada no contrato de Azul na Federação Paraibana de Futebol.

O caso deve ser resolvido no plano jurídico.

A diretoria da Raposa, chateada com a atitude do goleiro, promete não liberá-lo.

Segundo o diretor de comunicação Tiago Melo o diálogo acabou quando o goleiro desrespeitou o time:
“Caso ele não tivesse dito que o Campinense não tinha know-how pra receber um goleiro como ele, poderíamos até ter conversado mais com o Azul. O goleiro desprezou o time em uma ligação feita ao Lamartine e isso não podemos aceitar. As coisas agora vão ser resolvidas pelo setor jurídico do clube. Não faremos mais acordo diretamente com o jogador. Agora, pelo o que ele fez, queremos o que temos direito.”

Análise

Tudo poderia ter sido resolvido no diálogo. O goleiro Azul poderia ter acertado a rescisão pacificamente.

Mas houve intransigência das duas partes. A diretoria não quis liberá-lo. E o goleiro usou a mídia para atingir o Campinense.

Houve erros das duas partes. Faltou bom senso.

Azul não deveria desmerecer o clube que o acolheu. Até porque o mundo do futebol dá muitas voltas. E certamente ele fechou uma porta no mercado de trabalho. O Campinense não o contratará mais.

Do lado da diretoria não precisava exigir R$ 10 mil. Poderia liberar o goleiro pedindo que ele desse uma entrevista explicando o motivo de não permanecer no clube.

Sobre o fato de não querer que fosse divulgada a contratação é contraditório, pois o próprio Azul deixou vários recados na sua página no orkut dizendo que defenderia a Raposa.

Mais um

Não é a primeira vez que o Campinense leva um drible de um jogador que passou pelo Treze.

No passado foi o zagueiro Ben Hur, que chegou a receber R$ 5 mil, mas preferiu não vir para o clube.

Agora foi Azul que mesmo com um pré-contrato assinado preferiu ficar no América.

Será que na próxima temporada vai ter mais um.

Valor

Comenta-se nos bastidores que Azul receberia um salário de R$ 4.500,00.

Um valor considerado bom para a realidade do futebol paraibano.

De acordo com informações, a comissão técnica não se preocupou com a desistência de Azul.

O técnico Freitas teria comentado que com esse valor consegue um goleiro tão bom (ou até melhor) que Azul.

A torcida vai aguardar.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Vingança

O técnico Arnaldo Lira indicou o volante Glaydstone para o Comercial de Ribeirão Preto-SP, time que comanda atualmente.

O jogador já deu mostras que, apesar de ter acertado com o Galo, não virá mais para Campina Grande.

Por outro lado, a diretoria do Treze disse que não libera o volante.

Parece até uma vingança de Arnaldo Lira, que foi dispensado do alvinegro depois de ter levado o time às semifinais do segundo turno do Paraibano.

Azul renova

Não é só o Treze que deve perder um jogador que foi anunciado. O Campinense também deve ficar sem o goleiro Azul, um dos primeiros reforços contratados.

A notícia no site do América de Natal fala da renovação de contrato de Azul:

“A direção do América já acertou a renovação de contrato até dezembro de 2008 com o zagueiro Robson e o goleiro Azul. Segundo o supervisor Gilmar dos Santos, a partir de amanhã (terça-feira) a direção vai acertar a situação dos demais jogadores do elenco”.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Convite

Este post é um convite para ler a crônica (ou reportagem) do colega Daniel Brito sobre o jogo entre Nacional de Patos e Barras pela Série C. Daniel trabalha no Correio Braziliense e esteve em Campina Grande no último final de semana curtindo as férias.

Boa leitura

http://muitodenada.blogspot.com/2007/12/nacional-pb-x-barras-pi.html

Confraternização

Na tarde de terça-feira dirigentes de clubes amadores participaram de uma festa de confraternização na FPF.

Na oportunidade, a presidente Rosilene Gomes distribuiu queijo do reino e duas bolas da marca Umbro para os presidentes de clubes amadores.

Rosilene afirmou que “é com muita satisfação que concluímos mais uma temporada e fico feliz de ver os presidentes de clubes aqui reunidos e integrados, numa verdadeira família”.

Sem dúvida, Rosilene sempre apóia os clubes amadores da capital.

Não é para menos. São eles que (em tese) garantem sua reeleição na presidência da FPF.

Afinal o voto de um clube amador tem o mesmo peso de um profissional.

E como existem muitos clubes amadores filiados a FPF.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Afinados

O técnico Fito Neves e a diretoria do Treze estão afinados.

O treinador disse que não trabalhou com nenhum jogador anunciado até agora. Mas confia plenamente nos diretores.

O Galo também confia em Fito Neves. É tanto que o contrato dele vai até dezembro.

E para demonstrar ainda mais essa confiança, Fito aceitou trabalhar com membros da comissão técnica (Walter Bahia, Sêmio Wendel e Edson Santos) contratados pelos diretores.

É interessante esse entrosamento.

Mas existe o outro lado, que vai aparecer se o time não conseguir bons resultados.

Fito vai se eximir da culpa afirmando que não indicou os jogadores.

E certamente vai pedir contratações de sua confiança.

Serão mais despesas para os diretores.

Agora se os bons resultados aparecerem nada disso acontece.

Dinossauro forte

O Sousa, primeiro sertanejo a apresentar o elenco, formou um time bastante forte.

No gol dois bons profissionais: Bel e Ricardo

Na lateral continua Paulinho Pernambucano, que destacou este ano.

Na zaga Alisson permanece.

No meio, além de Jefferson e Márcio Tarrafas, que atuaram este ano, foi contratado Silva Baiano.

O ataque, na minha opinião, é o ponto mais forte: Júnior Mineiro, Fredson, Marcelo Santos e Ribinha.

Vai ser duro ganhar do Sousa.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Marketing esportivo

Semana passada escrevi que não concordava com o fato de os dirigentes só anunciarem a maioria das contratações no dia da apresentação, como aconteceu com o Campinense, no último domingo.

Expliquei que achava um erro de estratégia de marketing.

Além disso criava uma expectativa (de grandes contratações) no torcedor. E quando isso não acontecia a maioria saia chateada da apresentação.

O próprio Campinense já havia passado por isso na gestão Carlos Lira.

Um leitor comentou o post dizendo que meu conceito de marketing esportivo estava equivocado. No meu comentário-resposta (do post Apresentação) apontei alguns motivos para minha opinião.

Quem esteve domingo no estádio Renatão deve concordar que em parte eu tinha razão. Muitos torcedores rubro-negros saíram chateados (frustrados) com as contratações.

Os comentários nos murais dos sites esportivos da Paraíba demonstram um pouco dessa insatisfação dos raposeiros.

Tudo isso por causa do mistério por parte da diretoria.

Foi a prova que não era meu conceito de marketing esportivo que estava equivocado.

Em tempo: o leitor deste blog também argumentava no comentário que era uma forma da diretoria conseguir dinheiro para pagar a temporada. Até concordo. Sobre isso, o Campinense arrecadou R$ 7.744,00 de 1315 pagantes. É uma ajuda, mas ainda falta muito para cobrir as despesas de uma pré-temporada.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Sina

1O goleiro Felipe foi um dos únicos jogadores a se salvar no Corinthians. Mas suas boas atuações não foram suficientes para evitar a queda do time para a Segunda Divisão do Brasileiro.

O pior é que apesar de novo, 23 anos, a carreira de Felipe está sendo marcada pelas quedas das equipes que defende.

Ele caiu duas vezes com o Vitória, para as Séries B e C e este ano desceu com o Coringão.

É uma ironia.

Rivalidade

O Cruzeiro, a Raposa mineira, precisa vencer o América de Natal. E torcer pelo Atlético, o Galo mineiro, contra o Palmeiras. Só assim consegueria a quarta vaga na Libertadores da América.

E não é que o Galo não se preocuopou em classificar o rival. Foi a São Paulo e venceu o Palmeiras em casa.

Fico imaginando se essa situação fosse com Treze e Campinense. Hoje seria o assunto das ruas.

Basta lembrar a classificação do Treze no Paraibano por causa da vitória do Campinense contra o Guarabira.

Acredito que lé em Minas os torcedores galistas não gostaram da vitória do Atlético. Até porque vão ter que agüentar as gozações dos cruzeirenses.

Marcelinho Paraíba

A revista Placar deste mês traz uma entrevista com Marcelinho Paraíba, na qual ele revela ser torcedor do Campinense.

Confira o trecho:

Você virou uma espécie de embaixador da Paraíba no mundo. Será que vai ser político quando encerrar a carreira?

Vou te falar que eu penso nisso viu. Eu tenho muito orgulho de levar o nome da Paraíba junto comigo. Sou de Campina Grande, torcedor do Campinense. Sou raposão, como se diz lá! Quando eu encerrar, não sei o que fazer da vida, e como muita gente fala nesse negócio de eu virar político...